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Gerentes de TI do Sistema formam grupos de trabalho para testar soluções tecnológicas.

10 de setembro.40950784_2016385215079338_2621990479515877376_o

     A última etapa do Encontro com Gerentes de Tecnologia da Informação (TI) do Sistema Confea/Crea e Mútua foi dedicada à formação de grupos de trabalho (GTs) para estudar soluções tecnológicas que estão em vias de implantação. A expectativa é que os resultados dos testes sejam compartilhados entre os integrantes dos GTs em reuniões virtuais e apresentados no próximo encontro agendado para novembro. Os Regionais se dividiram nos seguintes grupos:

– Crea Nacional/Sistema de Informações Confea/Crea: AC, CE, ES, GO, MG, MT, PA, PE, PI e SP.

– Repositório de Anotação de Responsabilidade Técnica: BA, CE, ES e PE.

– Livro de Ordem: GO, MA, PR, SC e TO.

– Sistema para Migração dos Técnicos: PE, MG e MS.

Gestão de processos eletrônicos
     Ainda na tarde da quarta-feira (5) as analistas do Confea Cristiane de Lima e Marina Garcia, das áreas de Planejamento e Documentação respectivamente, compartilharam com os Creas os avanços da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Federal, onde a ferramenta foi definida em 2014 como meio de gestão de processos e documentos eletrônicos, eliminando assim o uso de papel como suporte físico.

     “A expectativa é de que até 5 de dezembro próximo todos os documentos sejam tramitados exclusivamente pelo SEI”, sinalizou Cristiane de Lima. “Já foram digitalizados e migrados para o sistema 55 mil processos, o que totaliza mais de 5 milhões de páginas”, relatou a arquivista Marina Garcia que acompanhou a digitalização dos documentos antigos na etapa de transição em 2017. 

     Atualmente, a ferramenta está implantada no Confea e no Crea-PR, conforme dados informados pela especialista Cristiane de Lima. “Os Creas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram a cessão autorizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Os Regionais de Rondônia, Mato Grosso e São Paulo tiveram o pedido formalizado no ministério. Já os Conselhos do Ceará, Distrito Federal e Maranhão manifestaram interesse pelo sistema”, comentou apresentando dados levantados junto ao ministério no dia 17 de agosto.

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     Na troca de experiências, os Creas puderam conhecer alguns benefícios do SEI. Entre eles, a transparência, agilidade, produtividade e a redução de gastos, que no Confea já pode ser comprovada. “Se compararmos os oito primeiros meses de 2018 e do ano passado, temos uma economia de 301.999 de folhas, o equivalente a 604 resmas”, ilustrou Cristiane ao citar outras vantagens do SEI. O ambiente é seguro e intuitivo e conta com excelentes meios de pesquisa, além de permitir o trabalho colaborativo por computador, tablet e celular. 

     A superação de desafios também foi partilhada como caminho para alcançar sucesso na adoção do SEI. A designação de profissionais que acreditem nos benefícios do sistema é uma boa solução, por exemplo, para lidar com o pouco engajamento da equipe de implantação. Ainda no campo da governança, a instituição do Comitê Gestor irá facilitar a institucionalização da tomada de decisões. No Confea, a perspectiva é de que essa iniciativa aconteça neste mês.

Envolver a área de Comunicação desde o início evitará ruídos sobre a ferramenta durante fase de adoção. É fundamental também contratar soluções tecnológicas para atender à demanda de processamento e banco de dados.  

     Os Creas interessados em obter mais informações sobre o SEI podem acessar processoeletronico.confea.org.br.

Integração de informações
     Outra implantação que vem acontecendo é a do Sistema de ART Nacional, como comentou o conselheiro federal, eng. civ. e agrim. Alessandro Machado. Na opinião dele, a ferramenta irá viabilizar a integração de informações dos Regionais e mais que isso: irá permitir acompanhamento de o “Com a integração, o que ficava restrito a um estado, agora poderá ser compartilhado entre os Creas. Abracem a causa para levar esse projeto adiante. É um apelo que eu faço”, solicitou o conselheiro ao lembrar que o trabalho atende a uma demanda de 11 anos do Tribunal de Contas da União.

     O próximo passo agora é envolver os Creas nos testes de implantação, como sinalizou o gerente de TI. “Acredito que esse seja o melhor caminho”, afirmou Renato Barros.

 

Fonte: Site do Confea.

 

 

 

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