Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aplicativo do Crea-MA é apresentado na 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste

20 de julho de 2018.IMG_9165

 

    A apresentação da nova versão do aplicativo do Crea-MA abriu os trabalhos da 3ª Reunião Ordinária dos Presidentes de Creas da Região Nordeste, realizada durante todo o dia de hoje (20), em São Luís. A implantação do aplicativo nos outros estados foi discutido entre os presidentes. Com a ferramenta, desenvolvida pelo Crea do Acre, o profissional tem acesso ao sistema, protocolos, consultas de profissionais/empresa e principais leis regentes do Sistema CONFEA/CREA, ouvidoria, convênios, informações referentes à sede e inspetorias.

    O aplicativo permite ainda, por meio de georreferenciamento, a sua localização e também o envio de fotos das obras denunciadas.

IMG_9296

   O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, ressaltou que a ferramenta facilita aos profissionais e à população que, através do celular, acessam os serviços prestados pelo conselho maranhense.

   O Crea-BA, através do presidente Luis Edmundo Prado de Campos e do seu assessor Eduardo Rode, apresentou a proposta a respeito da possibilidade do número de responsabilidades técnicas por excepcionalidade para empresas dos parques eólicos. O assunto foi visto como de muita importância pelos presidentes presentes, diante da força deste mercado de trabalho na região Nordeste. O presidente do Crea-CE, Emanuel Maia, apontou também que essa é uma realidade enfrentada em outros mercados, como no de provedores de internet. Após o debate, foi definido que o assunto será levado para o Colégio de Presidentes para que o Confea estude esses novos formatos e a possibilidades que eles podem trazer.

    Luis de Campos fez uma avaliação positiva da reunião. "Os encontros entre presidentes do nordeste é fundamental para trocarmos experiências no intuito de melhorar os serviços de cada Conselho e de ganharmos tempo no aprendizado com projetos que já estão dando certo".

    Na pauta de realização de perícias e avaliações imobiliárias por corretores de imóveis, o presidente do Crea Piauí, Ulisses Filho, explicou que, no caso da avaliação, anteriormente quem fazia era o engenheiro, mas com o crescimento do mercado, houve o interesse dos corretores e eles conseguiram, por meio de uma lei do congresso, autorização para realizar a avaliação mercadológica. “Esta avaliação difere da nossa porque não tem base cientifica. O engenheiro analisa uma série de elementos que influenciam no preço do imóvel, como por exemplo, se tem avenida, e o impacto desta avenida no preço do imóvel. Ele explica o valor do imóvel. É preciso que o conselho federal atue mais seriamente neste segmento e interfira nesta questão, avaliando melhor esta situação”, afirmou o presidente.

    No tocante à perícia, só pode ser feita por um profissional habilitado. Antes era competência do juiz nomear qualquer pessoa, mas atualmente, com o novo código civil, as varas judiciais tem que fazer um cadastro dos profissionais capacitados para realizar a perícia. “Um dos critérios é que o profissional tenha especialização na área, ou experiência comprovada. Por conta disso, o Creci começou a ofertar cursos de especialização, e de pós graduação para seus filiados. São questões que precisam ser repensadas para não perdermos espaço para estes profissionais”.

IMG_9285

    Participaram da 3ª Reunião Ordinária dos Presidentes de Creas da Região Nordeste, os presidentes de conselhos regionais dos nove estados nordestinos: Berilo Macedo (Maranhão), Ulisses Filho (Piauí), Fernando Dacal (Alagoas), Adalgisa Paulino (Rio Grande do Norte), Fernando Lapenda (Pernambuco), Antônio Aragão (Paraíba), Luis de Campos (Bahia), Emanuel Mota (Ceará), Arício Silva (Sergipe).

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…

CREA-MA Inicia 2024 com Curso Gratuito de Python para Engenharia

Publicado: 19/01/2024 17:13 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA O Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociência (CREA-MA) inicia…
Pular para o conteúdo