Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ação do CREA-MA retifica edital do Detran-MA

O CREA-MA executou iniciativa exitosa destinada à fiscalização das contratações públicas na área de telecomunicações, que é campo de atuação privativa de engenheiros.

Publicado: 16/08/2021 15:24 – Fonte: Assessoria de Imprensa

O CREA-MA executou iniciativa exitosa destinada à fiscalização das contratações públicas na área de telecomunicações, que é campo de atuação privativa de engenheiros, por força da Lei Federal 5.194/66 e de regulamentos do CONFEA e da ANATEL.

 

No edital publicado no Diário Oficial do Estado no dia 01 de setembro de 2020, referente à licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo Menor Preço, para contratação de empresa especializada em Locação de Infraestrutura de Datacenter Hiperconvergente, incluindo serviços de Instalação, Configuração, Migração de Ambiente Operacional, Manutenção preventiva e corretiva, Treinamento de instalação e operação para os colaboradores do Órgão, a fim de atender às demandas do DETRAN/MA, não constava como requisito de qualificação técnica a formação profissional em engenharia.

 

Observando a legalidade da intervenção do Crea-MA, o Detran-MA lançou retificação ao edital, publicado no dia 12 deste mês, corrigindo o requisito essencial da formação profissional e registro no Conselho, com fundamento no art. 1º, alínea “b”, art. 7º, alínea “g”, e art. 27, alínea “f”, da Lei Federal nº 5.194/1966 c/c Anexo I da Resolução nº 614/2013 da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL (Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia).

 

Desta forma, o item 6.1.4. Qualificação Técnica passa a ter a seguinte redação:

a) Registro ou inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, da região sede da licitante; b) Comprovação de a licitante possuir, em seu corpo técnico, no mínimo, 01 (um) profissional (is) de nível superior, engenheiro eletricista, eletrônico, de telecomunicações ou da computação, reconhecido (s) pelo CREA, detentor (es) de atestado (s) de responsabilidade técnica devidamente registrado (s) no CREA, acompanhado (s) da (s) respectiva (s) Certidão (ões) de Acervo Técnico – CAT, que comprove (m) ter o profissional executado para órgão ou entidade da Administração Pública, ou ainda, para empresa privada, a execução de serviços pertinentes e compatíveis com o objeto deste Pregão.

 

O presidente do CREA-MA, Eng. Civ. Luis Plécio, ressalta que tal ação “assegura o mercado de trabalho exclusivo para empresas e profissionais registrados no CREA, garantindo a qualidade dos serviços por engenheiros com formação técnica específica e, protege a sociedade dos elevados riscos e potencial lesivo das atividades a serem executadas”.

 

#TodospeloCreaMaranhao
#creamaranhao
#confea

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo