menu
×

CREA-MA VISTORIA ESTÁDIO CASTELÃO

Publicado: 11/08/12 12:56 - Fonte:


O Estádio Governador João Castelo (Castelão) foi vistoriado na manhã dessa quinta-feira (02) de agosto, pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Ministério Público e o Conselho de Engenharia e Agronomia do Maranhão. O propósito da visita foi averiguar o andamento das intervenções que vem sendo realizadas.
Em nome do Crea-MA, estiveram presentes o Gerente da Fiscalização José Álvaro Costa, o Engenheiro Civil e membro da Assessoria Técnica do Conselho, Antônio José Xavier e o agente de fiscalização Marcelo Camilo. Por parte do Crea-MA a fiscalização dividiu-se em dois momentos: o primeiro utilizando a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e o segundo, a exigência das Anotações de Responsabilidade Técnica, principalmente as de execução, as do Programa de Prevenção Ambiental (PPRA) e do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT), denominada Fiscalização Reguladora Normativa. O corpo de bombeiros levantou em discussão sobre os assentamentos de cadeiras, se as que já estavam instaladas no estádio estariam enquadradas dentro da norma da ABNT.
Ficou acertado que os três órgãos presentes estudariam a norma que ampara sobre os assentamentos de cadeiras em estádio de futebol e constatariam se os assentamentos estão realmente de acordo com as normas.
Representantes da obra do estádio Castelão frisaram que estava sendo feita a reposição de equipamentos, que não tinha sido feita alteração na estrutura do estádio, pois toda condição que existia foi melhorada. E que foi seguido o estatuto do torcedor para melhoria do estádio.
Segundo o parecer técnico do engenheiro do conselho, muito embora não tenhamos conhecimentos dos cronogramas físicos e financeiros pertinentes aos trabalhos desenvolvidos, somos de parecer que os trabalhos técnicos se desenvolveram de maneira satisfatória, de acordo com o projetado. Assim é que, a recuperação estrutural do conjunto eliminando-se ferragens expostas e recompondo-se as sessões transversais das peças estruturais, mediante a aplicação de concreto projetado, argamassas poliméricas, etc. “Reconstituindo-se junto às juntas de dilatação deterioradas, refazendo as instalações elétricas e hidrosanitarios e as de Combate a Incêndio em andamento, além de outros trabalhos correlatos, como por exemplo, colocação de assentos, recuperação do gramado, isso veio colocar o estádio Castelão com as condições requeridas para a prática do esporte”, relatou o engº Antônio Xavier.
Como sugestão final, recomendamos que doravante os gestores da secretaria de esporte e lazer, ponham em prática a NBR 5674/99-Manutenção de Edificações da ABNT. Enquadrando assim, a praça de esporte em um programa de manutenção preventiva, diminuindo custos com a manutenção, finalizou o engenheiro Antônio Xavier.

EM:02/08/2012
POR: SULEIMA NEVES
CREA-MA