Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA MA PARTICIPA DA POSSE DO SENGE-MA

A cerimônia de posse da diretoria do Sindicato dos Engenheiros (Senge), realizada dia 4 de junho, no Brisamar Hotel, aconteceu em clima de união e de boas expectativas para a nova gestão 2012/2015. As propostas de campanha da diretoria empossada foram apresentadas como plano de ação da nova administração a ser realizado até o fim do mandato, de acordo com o presidente da entidade, o eng. eletricista Berilo Macedo.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão esteve representado pelo seu presidente, o Eng. Mecânico Alcino Araújo Nascimento, que compôs a mesa, além do superintendente da entidade, o Eng. Civil Jorge Almir Feres Moraes Rego. Além disso, também prestigiaram o evento jornalistas, autoridades públicas do executivo, legislativo e judiciário, mas foi marcante a presença de associados do Senge, representantes de entidades e outros profissionais da classe. A mesa diretora foi composta pelos professores, Valdimar Ferreira Azevedo, representante da UEMA, e Sérgio Martins Pereira, da UFMA; vereador José Joaquim Guimarães Ramos; José Carlos Nunes, deputado estadual; Pedro Fernandes, deputado federal; secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano; Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE); presidente do Sindicato dos Engenheiros, Berilo Macedo e diretora da entidade, Odinéa Ribeiro; profa. Maria do Carmo Duarte, representante do IFMA; Antonio JoséMuniz, subsecretário de Estado da Casa Civil, representando o secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Moura da Silva; eng. Raimundo Pacheco, representando o eng. Marcos Aurélio de Freitas, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís. Todos da mesa fizeram menção positiva quanto à gestão anterior, tendo à frente a engenheira civil Odinéa Ribeiro, e se mostraram otimistas quanto ao direcionamento do Sindicato em prol dos profissionais da categoria e da sociedade no que diz respeito aos conhecimentos técnicos da classe com a nova diretoria.
Odinéa Ribeiro agradeceu a contribuição dos membros da diretoria na gestão 2009/2011 pelo trabalho desenvolvido e à Federação Nacional dos Engenheiros-FNE pelo apoio dado ao Senge e à categoria. “Conseguimos deixar a marca do Sindicato quando nosaproximamos das instituições de ensino por meio da levamos a disciplina Sociedade, Engenharia e Segurança do Trabalho, na UFMA, a fim de mostrar a responsabilidade desses futuros profissionais na sociedade, e também quando levamos para discussão o tema da gestão metropolitana por meio do Fórum Metropolitano da Grande São Luís, capitaneado pela FNE. Espero que seja dadacontinuidade a esses projetos”. Odinéa passou, em seguida, a palavra para Berilo, que oficializou a posse da diretoria.
Alcino Araújo destacou o trabalho que tem sido realizado tanto pelo Crea-MA quanto pelo Senge em prol dos profissionais: “O Crea-MA e Sindicato dos Engenheiros sempre serão as casas dos engenheiros. Incluímos também os agrônomos e todos que representam as modalidades registradas no conselho. Estamos há 5 meses à frente do Crea-MA e sabemos da nossa responsabilidade em representá-los. Somos cobrados pelos profissionais da sede e do interior. Recentemente, intermediamos a negociação referente às obras do aeroporto, para que as mesmas não parassem. Nós, representantes do conselho e do sindicato, estamos a frente de entidades importantes e sabemos a responsabilidade que isso nos trás, pois representamos a engenharia no estado. Somos cobrados à nível nacional e devemos cumprir o nosso papel, de fiscalizar e assistir ao exercício da profissão. Por isso tudo, gostaríamos de parabenizar essa nova diretoria do Senge que aqui toma posse e que sejam desenvolvidos grandes projetos para o crescimento da engenharia do Maranhão.”
O vereador José Joaquim Guimarães Ramos se colocou à disposição da classe para contribuir e disse estar confiantena futura gestão. O eng. Raimundo Pacheco parabenizou a nova diretoria e frisou a sua importância para alavancaro valor dos engenheiros. Antonio José Muniz também congratulou a nova diretoria. “Nesta noite feliz, em nome pessoal e em nome do secretário Luiz Fernando, quero desejar à recém-empossada diretoria do Senge os mais auspiciosos votos de fecunda administração”. O deputado José Carlos Nunesdestacou o desafio desta gestão por representar uma categoria responsável pelasgrandes transformações da sociedade no mundo e que necessita discutir o piso salarial, de projeto já na Assembleia Legislativa, e colocou-se à disposição para contribuir com a categoria.
Pedro Fernandes frisou a importância de continuar a busca pela valorização dos profissionais da engenharia, além da cobrança de transparência pública, como ocorreu na gestãoanterior. Alcino Araújo disse que a diretoria tem como missão manter oumelhorar o trabalho deixado por Odinéa e que a união da classe ajudará nofortalecimento dos profissionais
Murilo Pinheiro saudou o trabalho desenvolvido por Odinea à frente do sindicato, e o atual presidente do Senge, Berilo. “Com seu equilíbrio e conduta vai trazer para nós a sua qualidade. Pode contar com a Federação”. Finalizou falando sobre o Cresce Brasil, um trabalho da FNE e dos Senges. “Esse projeto serve para apresentar propostas cada vezmais factíveis para os governos, discutindo as questões da sociedade. Temos a responsabilidade de formar mais profissionais, mas outra maior com a sociedade, discutir infraestrutura e desenvolvimento do Brasil”.

Plano de ação – Por último, o presidente empossado, Berilo Macedo, convoca a todos da diretoria para avançar nasconquistas e melhorias para os profissionais da categoria e das modalidades do campo de atuação e citou, entre outras ações para a nova gestão, a conquista pelo salário mínimo profissional; expansão da presença do Senge a todo o Estado do Maranhão, com criação de delegacia regional nos principais cidades do Estado, como Imperatriz, Balsas, Timon, Pinheiro, Presidente Dutra, Caxias, Santa Inês e Rosário; manutenção de representantes do Senge em órgãos eautarquias públicas nas esferas municipal, estadual e federal, ampliar a basede associados para 50% dos profissionais que atuam no Estado e fortalecimento das relações com as instituições de ensino, visando à divulgação da engenharia e do associativismo. Além disso, a diretoria pretende atender a todas as demandas trabalhistas; debater temas de interesse da sociedade por meio de seminários, palestras e fóruns, a exemplo de grandes projetos que estão sendo implantados no Estado, dar continuidade à implantação da gestão metropolitana que, desde 2006, vem rendendo resultados; e realizar efetiva participação dosconselheiros do Senge no CREA para melhorar a qualidade da fiscalização do exercício profissional em nosso Estado.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão – Senge-MA

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo