São Luís sediou 11º Congresso Estadual de Profissionais do Maranhão

Publicado: 29/07/2022 00:13 - Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

[noticia: sao-luis-sediou-11-congresso-estadual-de-profissionais-do-maranhao]  - 00.12.00.jpeg

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) realizou na última terça-feira (26) o 11º Congresso de Profissionais do Maranhão (11º CEP-MA) que teve como tema central: “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. O evento aconteceu no auditório da Pós-Graduação Navigare e reuniu conselheiros, professores, graduandos, sociedade em geral e profissionais das áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.

O objetivo do CEP é mobilizar a participação dos profissionais maranhenses e oferecê-los oportunidades para avaliar e definir estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.  As propostas do estado serão apresentadas no 11° CNP-Congresso Nacional de Profissionais, que será realizado em Goiânia, de 6 a 8 de outubro, e devem estar relacionadas a um dos três eixos temáticos do evento. São eles:  Eixo 1: Inovação; Eixo 2: Infraestrutura; Eixo 3: Atuação Profissional.

O evento teve como programação: a abertura realizada pelo presidente do CREA-MA, Eng. Civ. Luis Plécio, a fala institucional do chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Antônio Rossafa, a apresentação institucional da Mútua-MA, pelo seu diretor geral, Eng. Civ. Raimundo Xavier, e a apresentação da Metodologia do Congresso, pela Comissão do 11º CEP-MA, Eng. Civ. Antônio Carlos Amaral, Eng. Mec. Nelson Bello, Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima, Eng. Agr. Gregoria da Encarnação.

Propostas como "Criação de uma lei de manutenção períodica de postes, viadutos e estradas" no Eixo Infraestrutura, bem como, "Implantação de novas metodologias para pavimentação." no Eixo Inovação, e, "Participação do Conselho na construção de políticas públicas do Estado do Maranhão", no Eixo Atuação Profissional, foram destaques durante o 11º Congresso Estadual de Profissionais do Maranhão. Após as sugestões de propostas os engenheiros Ernady Soares, Marcos Brito, Marcelo Cruz, Leida Souza, Bruno Barros e Neil Armstrong foram eleitos para representar o município no 11º CNP.