Fiscalização em ação: festas juninas com segurança

Publicado: 14/06/2022 11:00 - Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

[noticia: fiscalizacao-em-acao-festas-juninas-com-seguranca]  - CAPA SITE - OPERAÇÃO ANARRIÊ - estado (1).png

A Superintendência de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão – CREA-MA, deu início no dia 6 de junho a operação de fiscalização denominada de Anarriê, a mesma está acontencedo em vários arraiais do Estado e tem como objetivo garantir a segurança da sociedade durante as festividades juninas quando é exigida a presença de profissionais habilitados nos serviços de engenharia desses eventos, que passa a ser um fator importante para a diminuição de riscos.

Devido a grande concentração de pessoas, os eventos do perído junino trazem uma série de pontos de riscos que o Crea-MA aponta como foco das medidas preventivas que precisam ser tomadas por seus organizadores, como por exemplo, a montagem de estruturas metálicas, sistemas elétricos e de iluminação, sistemas de som, sistemas de prevenção e combate a incêndios e parques de diversões.

Durante a fiscalização os fiscais do Conselho além da ação preventiva e orientativa, exigem também a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços de montagem e desmontagem de estruturas metálicas de palcos, arquibancadas, pavilhões, de instalações elétricas, sonorização, transporte, coleta e destinação de resíduos provenientes de banheiros químicos, de instalação de grupo geradores, do plano de prevenção e combate a incêndios e montagem e manutenção de parques de diversão.

Para o Superintendente de Fiscalização do Crea-Ma o Eng. Mec. Wesley Assis, a operação tem como finalidade a segurança da população e chamar a atenção dos gestores e dos organizadores desses eventos que é necessário a presença de um profissional devidamente habilitado para a elaboração dos projetos e serviços de engenharia que envolvem as festas juninas. Além, da emissão da ART junto ao Crea-MA.

Já foram fiscalizados os arraiais de São Luís (Centro Histórico, Maria Aragão, Ceprama, Anjo da Guarda e Vila Embratel, Maracanã, Parque Folclórico da Vila Palmeira, IPEM), Açailândia, Bacabal, Balsas, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Timon.