Justiça acata ação do CREA-MA e determina adequação de salário de engenheiro em concurso de Feira Nova-MA

Publicado: 17/01/2022 12:53 - Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

[noticia: justica-acata-acao-do-crea-ma-e-determina-adequacao-de-salario-de-engenheiro-em-concurso-de-feira-nova-ma]  - Capa para site (1).png

A Justiça Federal do Maranhão julgou procedente o pedido à classe dos profissionais de engenharia após o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) ingressar com uma Ação Civil Pública na qual pleiteou a retificação do salário previsto no Edital 001/2020 do Concurso do Município de Feira Nova (MA) para o cargo de engenheiro civil atendendo a Lei Federal 4.950-A. A decisão da juíza Ana Cláudia Neves Machado foi expedida no dia 09 de janeiro de 2022, pela Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Balsas-MA.

Na ocasião o Procurador do CREA-MA, Heron Garcez, argumentou que o valor indicado no edital como remuneração fere o piso nacional para a categoria exposto nas leis federais nº 5.194/66 e 4.950-A/1966, que estabelece valor mínimo de seis vezes o maior salário mínimo vigente no país.

A juíza informou que a administração pública da Prefeitura não atendia aos princípios da legalidade no concurso, uma vez que a remuneração para a função de engenheiro civil no edital foi estabelecida em R$ 1.927,80 (um mil, novecentos e vinte e sete reais e oitenta centavos) a serem pagos por 30 (trinta) horas semanais de jornada de trabalho. Desta forma, foi determinado que a prefeitura da Feira Nova retificasse o edital do concurso para o piso salarial da categoria em R$ 6.270,00 (seis mil, duzentos e setenta reais) por 40 (quarenta) horas semanais.

A ação é oriunda do trabalho em conjunto realizado pela Superintendência de Fiscalização e Assessoria Jurídica do CREA-MA, com monitoramento dos processos seletivos, concursos, anúncios de empresas privadas, através de ferramentas eletrônicas, analisando o cumprimento do piso salarial da categoria. É o CREA-MA trabalhando pela valorização profissional.

Confira a matéria completa no nosso site www.creama.org.br

#creamaranhao #todospelocreamaranhao #confea #mutua #valorizacaoprofissional #fiscalizararasalvarvidas #somostodosfiscalizacao