menu
×

Operação Balança Mas Não Cai é destaque na 6ª Reunião Ordinária da CEECGM

Publicado: 28/09/21 12:30 - Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA


[noticia: operacao-balanca-mas-nao-cai-e-destaque-na-6-reuniao-ordinaria-da-ceecgm]  - Banner PORTAL (12).png


A 6ª reunião ordinária da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Geologia e Minas do CREA-MA teve como destaque a discussão e votação do 1º Relatório da Operação Balança Mas Não Cai, que trata sobre o edifício Barramar, onde foi possível constar pilares com a ferragem em elevado grau de corrosão.

A vistoria no edifício Barramar foi originada pela denúncia 2755/2021 realizada através do site do CREA-MA, e contou com a presença do Superintendente de Fiscalização, Eng. Mec. Wesley Assis, da Assessora Técnica da CEECGM, Eng. Civ. Samia Carvalho e do Agente de Fiscalização Hairton Rodrigues. A próxima etapa dar-se-á pelo encaminhamento do relatório à Defesa Civil e Ministério Público.

Outro assunto discutido na reunião foi o Relatório que a CEAP elaborou a pedido da CEECGM sobre o sombreamento da Engenharia com a Arquitetura. No Relatório esclareceu-se as atribuições que são exclusivas dos engenheiros civis e que não podem ser executadas por leigo ou qualquer outro profissional, inclusive Arquiteto. Dentre essas atribuições exclusivas, destaca-se Edificações acima de 2 andares, Portos, Rodovias, e estruturas com vão acima de 6 metros. 

Para o coordenador da CEECGM, Eng. Civ. José Henrique Campos Filho, a reunião foi muito produtiva, demonstrando o comprometimento da Câmara em solucionar todos os processos referentes às áreas de engenharia civil, geologia e minas. O mesmo ressaltou ainda que ambos os Relatórios discutidos na reunião foram aprovados pela maioria dos Conselheiros.