Emissão da CAT cresceu 42,4% no 1º mês da nova gestão

Publicado em: 2 de março de 2021

 

Parte da equipe da Assessoria Técnica do Crea-MA

No primeiro mês da nova gestão do Crea-MA, dois resultados positivos já podem ser contabilizados nas emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de Certidão de Acervo Técnico (CAT). No comparativo com janeiro de 2020, em janeiro deste ano foi registrada a alta de 42,4% na emissão de CATs e 11,7% nas ARTs.
⬆️ Os números crescentes não param por aí. A média de emissão de CATs neste ano está em sete por dia. Se continuar neste ritmo, a estimativa é que o Crea-MA chegará ao final de 2021 com 2.433 certidões emitidas, enquanto em 2020 foram 1.412. Uma diferença de mais de mil certidões, atingindo o maior número de emissões de CATs dos últimos anos (veja quadro abaixo).
➡️ Uma das explicações para este resultado positivo é que o presidente atual do Crea-MA, eng. civ. Luis Plecio, fazia parte da equipe de Assessoria Técnica antes de ter sido eleito ano passado para a presidência. “Eu já conhecia o funcionamento da Assessoria Técnica, sabia onde estavam os maiores gargalos do setor e que a maior queixa do profissional era a demora na análise das ARTs”, diz o presidente. “Nós apenas reorganizamos as equipes e inserimos um profissional especializado de cada área”, explicou ele.
🔛 Na mudança implantada, o conhecimento do assessor técnico está sendo aplicado nas análises de ARTs e CATs, mas também dos protocolos e como apoio às Câmeras.
🔛 O realinhamento permitiu ao assessor concentrar sua análise na sua área específica, melhorando o tempo de análise, uma vez que ele foca na área que mais conhece e tem mais tempo para realizar outras demandas que também são funções do assessor técnico.
✔️ SOBRE ART e CAT– Para cada serviço que o profissional do Crea faz, ele registra uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Essas ARTs registradas ficam no sistema do Conselho. A coletânea das ARTs é como um acervo do profissional. A cada vez que ele precisar comprovar que executou tais funções registradas nas ARTs, ele solicita a Certidão de Acervo Técnico (CAT).