Os integrantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) conheceram nesta quinta-feira (3/9) detalhes da Expedição Logística, patrocinada pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, em parceria com a Gazeta do Povo. Com o tema “Portos que conectam o Brasil e o mundo”, o projeto fará um raio-x do escoamento da produção agropecuária brasileira, com foco nas estruturas portuárias.
Reportagens, exposição fotográfica digital, websérie, lives e hotsite irão retratar as tendências de 13 portos, em 14 estados brasileiros, mostrando como essa modalidade logística ganha cada vez mais capilaridade e cresce de norte a sul do país, conferindo mais eficiência e competitividade ao mercado nacional, como explica o coordenador da CCEAGRO, que tem participado ativamente da concepção da iniciativa. “A Expedição mostrará à sociedade as contribuições do setor logístico para a retomada do crescimento nacional, principalmente para superar esta pandemia”, afirmou o eng. agr. Thiago Oliveira, que também integra o Conselho de Comunicação e Marketing do Confea.
Para ele, o projeto será um caminho de reflexão e revisão da política de transporte do país. “Fará repensar a logística nacional, mostrando, por exemplo, como o Arco Norte conseguiu mais representatividade ao escoar a produção, desafogando o fluxo intenso das regiões Sul e Sudeste”, pontuou, salientando a relevância dos portos e estações de transbordo de Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Rondônia e Sergipe – região conhecida como Arco Norte, considerada essencial para o escoamento de grãos desses estados e também do Centro-Oeste. Essa rota tem aproximado produtores nacionais dos parceiros comerciais internacionais, tendo aumentado em 50% seu escoamento nos últimos anos, respondendo por 51% de grãos exportados, segundo o coordenador da CCEAGRO.
Integração
Para fazer acontecer a Expedição Logística de agora até março de 2021, Thiago ressalta que cada integrante da CCEAGRO será um elo de informação representando os 27 estados. “Os coordenadores dos Creas darão contribuições para que o projeto aconteça como um todo.”
A importância da parceria com os Conselhos Regionais foi reforçada pelo coordenador da Expedição, Giovani Ferreira, durante a reunião on-line. “Para estimular a retomada do desenvolvimento econômico e mobilizar profissionais, sociedade e governo, precisamos que os coordenadores da Agronomia nos auxiliem com informações peculiares sobre agronegócio e logística de cada localidade para construirmos o roteiro das visitas de campo e gerarmos conteúdo para divulgação”, finalizou.
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Roteiro
Como os portos estão se preparando para o futuro do comércio internacional? Como os modais se organizam para fazer frente à ampliação e modernização dos portos? Qual o papel do Estado e da iniciativa privada na infraestrutura rodoviária, ferroviária e hidroviária de acesso aos portos? Qual a relação direta e indireta dos portos no desenvolvimento econômico e social do Brasil, na geração de emprego, renda e nas divisas comerciais? Essas são algumas questões que a Expedição Logística irá pautar nos próximos meses, durante as quatro fases de divulgação.
Até outubro, o destaque será o diagnóstico da última década, com foco na infraestrutura, tecnologia, economia, produção e privatizações. A segunda fase apresentará projeções para os próximos dez anos, mencionando políticas públicas, parcerias público-privadas e integração multimodal. Em novembro e dezembro, será feita a pesquisa de campo nos 13 portos brasileiros. Para a última etapa, está prevista visita técnica a estações portuárias da Ásia (Singapura, Xangai e Shenzhen).
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Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
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