Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PESQUISADORES CHINESES APRESENTAM UM NOVO PROJETO DE AVIÃO HIPERSÔNICO

A “asa voadora” hipersônica foi projetada pela equipe do Dr. Cui Kai, da Academia Chinesa de Ciências e o avião hipersônico chinês pode voar de um lado ao outro do planeta em apenas duas horas.

Segundo a instituição, a configuração com entradas de ar duplas na parte inferior atende aos requisitos para garantir o equilíbrio entre alta sustentação e pequeno arrasto, bem como um volume útil prático no interior da asa.

Todos os testes feitos até agora com essa tecnologia se basearam em testes de motores hipersônicos, e não exatamente de aviões hipersônicos – os motores são empurrados por foguetes.

Os projetos atuais de veículos hipersônicos, que dependem da introdução do ar em alta pressão em suas câmaras de combustão, se dividem em duas categorias, com projetos com entrada de ar frontal, no nariz da aeronave, e projetos com entrada de ar ventral, na parte inferior do avião.

O HTV, o HIFiRE e o HyCAUSE são do primeiro tipo, enquanto os X-43 e X-51 são do segundo tipo.

A proposta chinesa é um híbrido, com duas entradas de ar que em tudo se parecem com entradas frontais, mas que receberam uma seção adicional na parte superior, estruturada para dar sustentação.

Os engenheiros chineses acreditam que os aviões hipersônicos que usam ar atmosférico são uma evolução natural dos aviões supersônicos atuais, e por isso é necessário usar a experiência com as aeronaves atuais para desenhar suas sucessoras.

Por isso eles propõem o já bem conhecido conceito de asa voadora, e o uso de dois motores estatojato (scramjet).

Segundo eles, as simulações mostraram que esse design permite obter, ao mesmo tempo, um grande fluxo de ar para os motores, um fluxo uniforme do ar ao longo da aeronave e uma elevada taxa sustentação/arrasto.

“Os resultados da análise de todo o avião mostraram que a elevada taxa sustentação/arrasto depende em grande medida do formato do bordo frontal da asa,” afirmou nota da Academia Chinesa de Ciências.

 

FONTE: Portal Inovação Tecnológica

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Crea-MA lança curso gratuito de Perito Rural no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea-MA abre o mês de outubro com o primeiro curso da programação Crea Qualificando: o Curso de Perito Rural,…

Equidade de gênero, tecnologia e sustentabilidade: contribuições da Mútua para a 79ª Soea

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) é promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e…

Pular para o conteúdo