CONSELHEIROS REGIONAIS E PROFISSIONAIS PUDERAM CONHECER MAIS SOBRE O EMPREENDIMENTO
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão recebeu em sua reunião plenária ordinária, na noite da última terça-feira (07) executivos da OGX e MPX. Durante cerca de duas horas foram detalhadas as etapas realizadas, além da explanação dos benefícios e investimentos que estão sendo realizados nos empreendimentos da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e pela Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba, nas cidades de Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte. Também estiveram presentes à reunião o Presidente do Crea-MA Alcino Araújo Nascimento Filho, Diretoria, Conselheiros Regionais e profissionais do Sistema.
“Grandes empreendimentos como este que trouxemos aqui hoje em nossa reunião plenária vêm somente para fortalecer nosso estado”, afirmou o presidente do Crea-MA Alcino Araújo Nascimento Filho, ao reiterar que o empreendimento continue com o lema de empregar prioritariamente profissionais maranhenses.
A ida à sede do Crea-MA faz parte de um cronograma de interação entre as duas partes. No ultimo dia 06 de junho foi realizada a primeira visita de executivos da OGX e da MPX ao Crea-MA; no dia 20 de junho foi a vez da visita do Conselho às cidades de Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte onde, além da apresentação dos vários canteiros de obra, ficou acertado entre as duas partes a entrega das Anotações de Responsabilidade Técnica e da documentação pertinente aos profissionais de outros estados e estrangeiros que lá atuam. Já está agendada uma nova visita ao empreendimento, desta vez com a presença dos Conselheiros Regionais.
SOBRE OS EMPREENDIMENTOS
Exploração de Gás Natural: A OGX Maranhão realiza a exploração de Gás Natural na Bacia do Parnaíba desde o final do ano de 2009, quando foram iniciadas as primeiras pesquisas sísmicas no subsolo dos oito blocos exploratórios dos quais detém concessão. Do ano de 2010 para cá já foram perfurados cerca de 23 poços, nos municípios de Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes, Lima Campos, Bacabal, Codó, Tuntum, Pedreiras, Barra do Corda e Igarapé Grande. Destes, até o momento, dois campos já foram considerados comerciais, o Gavião Real (em Santo Antonio dos Lopes) e Gavião Azul (Capinzal do Norte). A fase exploratória de pesquisa sísmica e perfuração de poços continuará nos próximos anos, com vistas a novas descobertas.
Usina Termelétrica Parnaíba: A MPX constrói em Santo Antônio dos Lopes um complexo de geração de energia termelétrica a gás natural, a Usina Termoelétrica Parnaíba, que será o maior complexo termelétrico a gás natural do Brasil e terá capacidade instalada de 3722MW de energia. O empreendimento tem previsão para gerar energia já a partir do próximo ano. Segundo dados fornecidos durante a reunião, atualmente cerca de 2000 trabalhadores estão envolvidos na fase de instalação do empreendimento, que durará até 2014. Já na fase de operação estarão envolvidos cerca de oitenta profissionais.
O Gás Natural a ser explorado e tratado na Unidade de Tratamento de Gás (UTG), de responsabilidade da OGX Maranhão, sociedade criada entre a OGX, a MPX e a Petra, virá do campo de Gavião Real e posteriormente de Gavião Azul e abastecerá a Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba, cujos trabalhos são coordenados pela MPX.
08.08.2012
POR RACHID SAUAIA
CREA-MA
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA