14 de março de 2019.

CREA AGED

     O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Berilo Macedo e a presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA ), Fabíola Mesquita, reuniram-se com suas respectivas equipes nesta quarta-feira (13) para tratar de um Termo de Cooperação entre os dois órgãos.

     Berilo Macedo explicou que após a apresentação das ações de fiscalização de agrotóxicos no Maranhão realizadas pela Aged, ficou identificado que existem muitos pontos em comum, mais especificamente na questão da fiscalização dos agrotóxicos, de responsabilidade técnica dos profissionais que elaboram as receitas agronômicas e das empresas que aplicam os produtos. Esse trabalho em conjunto vai dar maior eficiência na fiscalização com grandes benefícios à sociedade”, afirmou o presidente do Crea-MA.

     A Aged possui 558 registros de estabelecimentos comerciais, 1.538 cadastros de agrotóxicos e 58 registros de prestadores de serviços. O órgão tem como competência fiscalizar a comercialização, uso, armazenamento, prestação de serviço e o destino seguro das embalagens vazias de agrotóxicos.

     Berilo Macedo ressaltou que a intensificação da fiscalização do uso de agrotóxicos faz parte da estratégia de ampliar a fiscalização em outras modalidades da engenharia. Para isso, foi feita uma reestruturação organizacional do Crea-MA com a criação da Superintendência de Fiscalização e mais três gerências: da Sede, das Inpetorias e de Fiscalização Inteligente, além de maior apoio das câmaras especializadas e do assessoramento técnicos de profissionais da área.

     Do Crea-MA participaram também da reunião com gestores da Aged, o superintendente de Fiscalização, Wesley Assis, o assessor técnico Geraldo Ribeiro, o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Airton Antelmo de Sousa e José de Jesus Nunes de Oliveira, membro da câmara.