14 de dezembro de 2018.

IMG_1268

    Alunos, professores e profissionais participaram esta semana da III Semana de Engenharia Civil da Uema, que encerrou hoje. A abertura do evento aconteceu na manhã de quarta-feira (12), no auditório da Uema Net. Com o tema “Inovações Tecnológicas e perspectivas na Construção Civil”, fizeram parte da programação palestras, minicursos, mesas-redondas e visitas técnicas.

    A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidented o Crea-MA, Berilo Macedo, o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Jorge de Jesus Passinho; o diretor do curso de Engenharia Civil da UEMA, João Aureliano de Lima Filho e o diretor da MUTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, José Raimundo Araújo Monteiro.

   Berilo Macedo ressaltou a importância do evento para os estudantes e profissionais e disse que o Crea-MA está articulando uma aula em que os alunos passem uma manhã ou tarde na sede do Conselho para que todos os engenheiros tomem conhecimento do que precisam para exercer a profissão ao sair da faculdade. Ele lembrou que no dia anterior, 11 de dezembro, foi comemorado o Dia do Engenheiro. “O profissional da engenharia atua de forma a contribuir com a vida das pessoas, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, ressaltou Berilo.

    Na ocasião o diretor do curso de Engenharia Civil, João Aureliano de Lima Filho, falou sobre a relevância do curso no estado. “A engenharia civil é sinônimo de transformação de realidades, e o nosso curso tem uma história muito importante para o desenvolvimento do estado, muitas contribuições foram feitas ao longo desses 50 anos de existência, e esperamos contribuir ainda mais para a melhoria da nossa sociedade”, disse o professor.

    O diretor do CCT, Jorge de Jesus Passinho, destacou a relevância da realização de eventos como esse. “Eu sou um defensor que esses momentos devem existir na academia, pois permitem debates, aprendizado, troca de conhecimentos, que só contribuem na formação dos nossos alunos”, afirmou o professor.

IMG_1287

    A abertura do evento contou ainda com a solenidade de entrega da Medalha José Haroldo Tavares, em homenagem ao engenheiro e ex-prefeito de São Luís, que faleceu em 2013. Os homenageados foram o professor Airton Egidio Pertinelli e o ex-professor e egresso da primeira turma de engenharia civil da UEMA, José Antônio Lopes.

    Encerrando as atividades da manhã, foi realizada uma apresentação sobre a OPUS Engenharia, Empresa Júnior de Engenharia Civil da UEMA.

 

*Com informações do site da Uema.