08 de novembro.

DSC_0916

   O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, participou ontem (07) à noite da abertura da 5ª edição da Semana de Engenharia Mecânica (Semec), realizada pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís-Monte Castelo. Com o tema “Engenharia Mecânica e Indústria 4.0, o evento reúne profissionais, estudantes e empresários do setor.

   A V Semana de Engenharia Mecânica tem como objetivo de impulsionar e divulgar a produção da área de pesquisa, extensão e inovação. Minicursos, palestras, visitas técnicas, oficinas e mesas redondas integram a programação do evento, que será encerrado amanhã com a entrega dos certificados aos alunos dos minicursos das escolas de Ensino Médio.

   Na abertura da Semec, que contou com a presença do pró-reitor de Extensão do IFMA, Fernando Lima; do prefeito do Campus Monte Castelo, Washington Luís Santos Silva; do coordenador do Curso de Engenharia Mecânica e Materiais do campus, Antonio Junior; e do coordenador do evento, Kerlles Rafael Pereira Sousa, chefe do Núcleo de Projetos de Extensão do campus, Berilo Macedo falou das atribuições dos profissionais e informou que o Crea-MA desenvolverá um projeto com os alunos para conhecer a sede do Crea e os procedimentos realizados pelo conselho.

   Fernando Lima destacou a importância da realização de eventos que integrem alunos e profissionais da área. “Alunos que participam de congressos e seminários aumentam sua chance de empregabilidade. Esses eventos dão segurança ao aluno, esse contato com o mercado, com a realidade do mundo do trabalho. Isso o leva a se desenvolver enquanto profissional”, disse.

   Kerlles Rafael Pereira Sousa explicou que o objetivo da Semec é fortalecer os debates sobre o papel da Engenharia Mecânica. “A ideia também é aprimorar o vínculo entre a comunidade acadêmica e as empresas atuantes no mercado de São Luís. O evento é uma oportunidade para as empresas apresentarem seus projetos aos nossos alunos, assim como o inverso”, relatou o coordenador do evento.

   Após a cerimônia de abertura, o engenheiro mecânico da Empresa FAM da Amazônia, Ari Edison Silva, proferiu a palestra “As influências da indústria 4.0 na evolução dos sistemas de ar-condicionado: o nascimento e evolução dos sistemas URF”.

 

* Com informações do site do IFMA.